O Que Causa a Celulite: Mitos e Verdades!

Não há nenhum registro histórico da primeira vez em que este problema foi descrito na literatura médica. Mas, a briga épica entre mulheres e os “temidos” furinhos não é de hoje. Desde há muito tempo que se tenta saber o que causa celulite realmente. Essa tem sido uma reclamação constante das mulheres que acabam recorrendo a cremes, tratamentos estéticos e outras promessas para tentar acabar com o problema.

Na verdade, o que provoca celulite é a formação de bolsas de gordura acumuladas debaixo da pele, que acabam formando as irregularidades ou “furinhos” em pontos onde geralmente temos uma tendência a acumular gordura (como quadris, coxas, bumbum e abdômen).

O Que Provoca a Celulite?

A lista de prováveis razões para o que causa a celulite é na realidade muito longa. O problema é multifatorial e pode ser desencadeado por diversas condições simultâneas. Listamos os motivos mais comuns sobre o que dá celulite:

- Acúmulo de gordura localizada: a gordura é o que chamamos de tecido adiposo e é a camada mais profunda da pele, que tem função de regulação térmica e de dar forma ao nosso corpo. Todo mundo tem gordura para poder sobreviver, mas algumas pessoas possuem um excesso em determinadas regiões. O acúmulo em pontos específicos é definido pela genética, mas as áreas mais comuns são o culote, as coxas e o abdômen.

- Sedentarismo: não praticar atividades físicas pode piorar a qualidade da circulação sanguínea e também da musculatura, o que leva a flacidez e a outros problemas da pele.

- Produção ou ingestão de hormônios: Alguns hormônios femininos ajudam a promover o aparecimento do problema, quando se faz uso de pílulas estes hormônios podem estar em maior concentração, agravando o problema. Além disso, muitas pílulas contribuem para a retenção de líquidos o que piora a aparência da pele.

- Má condição de sono e estresse: Noites mal dormidas podem contribuir para a liberação de hormônios ligados ao estresse que promovem uma retenção de líquidos no corpo, favorecendo ou agravando o quadro de celulite.

- Alimentação inadequada: Dietas não balanceadas com abuso do sal, de gorduras e de carboidratos podem ajudar no ganho de peso (e gorduras), além de contribuir para a retenção de líquidos.

- Beber pouca água: pessoas que bebem pouca água acabam tendo mais problemas de circulação e retenção de líquidos. Além disso, uma pele desidratada torna este problema ainda mais evidente.

Mitos e verdades sobre o que provoca celulite!

Apesar de ser um problema que afeta muitas mulheres, ainda existem vários mitos que rodeiam o tema. O motivo são as informações desencontradas dadas por pessoas leigas e até mesmo por médicos que não estão a par das novidades e estudos na área. Veja alguns mitos:

1. Refrigerante ou água com gás causa celulite?

Mito! Alimentos calóricos, incluindo os refrigerantes (que possuem excesso de açúcar) e os doces em geral, contribuem para o ganho de peso e o aumento da gordura localizada, fatores que agravam muito o problema. Mas, não é verdade que o gás contido nessas bebidas causem ou agravem a pele casca de laranja. Porém, é interessante evitar o consumo de açúcar!

2. O uso de roupa apertada causa celulite?

Mito! Roupas justas podem dificultar o retorno venoso. Caso o uso seja frequente e por longos períodos é possível ter edemas nas regiões inferiores, mas isso não interfere no aparecimento ou agravamento do problema. Já o uso de meias compressivas, bem justas, é saudável para a circulação e contribuindo para a prevenção da flacidez, condição associada à celulite.

3. Álcool piora a situação?

Verdade! Geralmente, as bebidas alcoólicas são muito calóricas, o que favorece o ganho de peso e gordura, fatores associados ao surgimento e piora da pele casca de laranja.

4. Cigarro causa ou piora o problema?

Mito! O cigarro provoca alterações na microcirculação e oxigenação dos tecidos, estando associado a diversos problemas de saúde, mas, de acordo com um estudo feito pelo Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia (CBED) ele não está relacionado nem a causa, nem a piora do quadro do problema.

5. A celulite piora com o avanço da idade?

Verdade! Geralmente tem início na puberdade e vai aumentando com o passar dos anos, devido a vários fatores como o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal, o aumento de peso e a flacidez.

6. Consumir muita gelatina pode reduzir o problema?

Mito! Não existe nenhum trabalho científico que comprove que a gelatina pode firmar a pele, reduzindo a pele casca de laranja.

7. Dieta balanceada pode ajudar a amenizar o problema das celulites?

Verdade! Excessos na dieta como o consumo demasiado de alimentos gordurosos, açúcar, sal e carboidratos levam a um aumento de peso e a maior retenção de líquidos, fatores que estão estritamente ligados a este problema.

8. Somente obesos ou pessoas com excesso de peso têm pele casca de laranja?

Mito! Sabe-se que pessoas obesas ou com excesso de peso têm mais possibilidade de ter celulite e em graus mais avançados, devido ao acúmulo de gordura localizada. Mas, nem todos os “magrinhos” são, na verdade magros. Existem muitas pessoas magras que possuem alto índice de gordura corporal, inclusive com gorduras localizadas, o que os predispõe a terem à tão temida pele casca de laranja.

9. Simplesmente perder peso irá acabar com o problema?

Mito! Nem sempre a perda de peso está relacionado com a perda de gordura. Dietas radicais e extremas que eliminam muitos quilos rapidamente podem estar relacionadas mais a perda de água do que de gordura. Neste caso, haverá desidratação e a aparência da pele poderá até mesmo ser pior do que antes. É necessário que haja uma perda de peso (e de gordura corporal total) feita de maneira progressiva, para que a pele possa se adaptar ao processo, evitando, assim, a flacidez.

10. Cremes podem reduzir SOZINHOS a pele casca de laranja?

Mito! O uso isolado dos cremes não irá resolver o problema que, como visto, é multifatorial. As fórmulas ajudam a complementar o tratamento, principalmente em casos mais leves.

11. A celulite é genética?

Verdade! Fatores genéticos estão intimamente ligados à celulite e também ao acúmulo de gordura localizada. Quando há casos familiares, o indicado é começar o tratamento cedo para evitar que o problema se agrave.

12. A lipoaspiração reduz?

Mito! O objetivo da lipoaspiração é melhorar o contorno corporal, não a aparência da pele. A aspiração da gordura promove melhor harmonia estética corporal, mas não elimina estrias, rugas, flacidez ou a pele casca de laranja.

Porque homens não têm celulite?

O principal motivo para eles não sofrerem com os furinhos é hormonal. Mulheres produzem estrogênio, que faz com que retenham mais líquido o que colabora para a variação de peso maior. Além disso, esses hormônios atuam na distribuição de gordura pelo corpo que, nas mulheres, está acumulada, geralmente, nas coxas e glúteos. Por baixo dessa região, há músculos fortes. Quando eles são contraídos, a pele é puxada e os furinhos ficam visíveis.

Já os homens produzem testosterona, hormônio que faz a gordura ir para o abdômen, local que, geralmente, não possui uma musculatura muito forte. Assim, mesmo quando a pele é retraída, não há o aparecimento de celulite.

É possível ganhar essa guerra?

Depois de tantos motivos para contrair este problema, começamos a pensar que, simplesmente, não há o que fazer já que são muitos itens a ser “combatidos”. Mas, não desanime! Apesar de ser um problema multifatorial, a celulite pode ser controlada (e até amenizada na maioria dos casos) com uma dieta balanceada, a prática regular de atividades físicas e o uso de alguns cremes ou tratamentos estéticos (principalmente em momentos de mais “inchaço” como períodos menstruais e gravidez).

E você, quais medidas toma para combater esta guerra? Possui alguma “arma secreta” no combate a esses furinhos tão indesejados? Conte para a gente!

Comments

comments

Ajude a divulgar meu blog
Basta compartilhá-lo, não custa nada!
E eu agradeço demais !