8 Alimentos FUNDAMENTAIS Numa Dieta Anti Celulite

Mais importante do que qualquer creme ou tratamento estético, a dieta é uma forte aliada no combate a este mal que tantas mulheres afeta. Isso porque, uma dieta para acabar com a celulite está associada com baixa ingestão de calorias por exemplo, ajudam a diminuir a quantidade geral de gordura no corpo – incluindo aquela camada que fica embaixo da pele e que, quando aumentada, ajuda no surgimento do problema.

Alimentos adequados a uma dieta para celulite também farão com que seu corpo evite o acúmulo e a retenção de líquidos, melhorando de maneira geral a aparência da pele. Além disso, a ingestão de vitaminas e minerais contribuem para a firmeza e a elasticidade da pele – requesitos fundamentais para diminuir as suas imperfeições e, consequentemente, melhorar a sua aparência.

Quais alimentos evitar?

Para que a aparência geral da pele melhore, alguns alimentos devem ser excluídos de uma dieta anti celulite (ou ingeridos apenas em ocasiões especiais). O maior vilão quando se trata de retenção de líquidos é o sódio. Alimentos industrializados geralmente contêm altas quantidades desse componente, além disso o abuso do sal de cozinha também pode gerar quadros de retenção de líquidos.

O sódio, quando consumido em excesso, fica retido entre as células (especialmente as de parede de vasos e microvasos sanguíneos). Este acúmulo faz com que as paredes fiquem mais largas, mas com a espessura interna menor, o que dificulta a passagem de sangue, causando entupimento de vasos e problemas gerais de circulação – que muito contribuem para o aparecimento do problema.

Diminuindo o consumo de sódio, os vasos retornam à antiga espessura, melhorando a irrigação sanguínea nos pontos onde estão localizadas as celulites.

Também deve-se evitar o consumo excessivo de gordura e açúcar, através de uma dieta contra celulite com redução de calorias. Dessa forma, o corpo irá trabalhar gastando mais energia do que é consumido, queimando a gordura localizada que é um fator de contribuição gigante para o aparecimento da pela casca de laranja.

Alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados: refrigerantes, álcool, bebidas com muita cafeína (como o café e o chá mate), doces em geral, sal, frituras e alimentos muito gordurosos. Opte por substituições saudáveis: cortes de carnes magras (como peixe e frango) feitas de formas mais saudáveis (grelhadas ou assadas), aposte nas ervas naturais para temperar os alimentos – dando mais sabor a eles e evitando o uso excessivo de sal. Troque os refrigerantes por sucos naturais, de preferência sem açúcar e sem coar (porque dessa forma você irá manter as fibras das frutas). Caso não consiga abrir mão do “cafezinho”, reduza a quantidade para- no máximo- 2 xícaras por dia e evite o uso abusivo de açúcar.

Alimentos aliados no combate à celulite

Alguns alimentos quando adicionados de forma equilibrada à sua dieta poderão ajudar a melhorar a aparência da sua pele. Isto porque, ajudam a aumentar e a hidratar, a firmeza e a elasticidade dela.

1- Água

Manter-se bem hidratado é a dica mais importante no combate à pele casca de laranja, porque evita a retenção de líquidos e o acúmulo de toxinas no organismo. Além disso, as células de gordura parecem mais visíveis em peles desidratadas, o que agrava imenso a situação.

Para evitar tudo isso beba, no mínimo, dois litros de água por dia (ou 8 copos). Lembre-se, também, de ingerir alimentos que contenham alta quantidade de água como o melão, a uva, o tomate e o pepino. Além de fornecerem quantidades extras de líquidos, eles também são fontes de importantes vitaminas e minerais que vão manter seu corpo mais nutrido e, consequentemente, irão ajudar a melhorar a aparência da sua pele. A água é sem dúvida elemento fundamental da dieta para perder celulite.

2- Alimentos integrais

Alimentos integrais são aqueles feitos com farinha de trigo integral, centeio, aveia e outros cereais ricos em fibras. Para quem quer iniciar uma dieta para eliminar celulite, as fibras são fortes aliadas porque ajudam a controlar o peso (já que aumentam a sensação de saciedade e faz com que você coma menos) e também ajudam a manter a saúde da pele.

Mas, é preciso ficar atento. Muitos produtos industrializados são vendidos com o rótulo de “integrais”, mas na verdade possuem como principal ingrediente a farinha de trigo comum. Por isso, quando for comprar pães e outros produtos integrais, leia o rótulo. Para um alimento ser considerado realmente integral é preciso que o primeiro ingrediente seja farinha de trigo integral. Caso, ao invés disso, apareça farinha de trigo enriquecida ou apenas farinha de trigo, você está comprando gato por lebre e, muito provavelmente, essa escolha não irá contribuir para o seu objetivo.

Em alimentos industrializados atente-se também a quantidade de sódio (que deve ser baixa) e a composição dos produtos (a presença de aveia, centeio, linhaça, nozes e castanhas é benéfica porque enriquecem a sua dieta). O ideal é preparar seus próprios alimentos integrais.

3- Proteínas magras

As proteínas são extremamente importantes em qualquer dieta celulite porque participam ativamente da reconstrução muscular. Para quem visa amenizar ou melhorar a aparência da pele, o ideal é compor os pratos com proteínas magras, como peito de frango, peixes e frutos do mar, frango sem pele, castanhas e carnes vermelhas sem gordura aparente.

4- Alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos são aqueles que estimulam o nosso metabolismo a trabalhar de maneira mais acelerada, aumentando o gasto calórico. Por isso, para quem quer diminuir os “furinhos” indesejados, o ideal é incluir estes alimentos na dieta para reduzir celulite, já que eles vão ajudar a diminuir a quantidade de gordura debaixo da pele. Além disso, muitos desses alimentos possuem ação anti-inflamatória que também contribuem para a queima de gordura. Alguns termogênicos naturais são o gengibre, o chá verde, a pimenta e a canela. O chá verde é o único que deve ser evitado à noite porque pode causar insônia, os demais podem ser consumidos durante o dia todo, sem restrições.

5- Frutas Vermelhas

Com poderes antioxidantes, frutas como o morango, o açaí, o goji berry, a amora e a framboesa são capazes de eliminar os radicais livres que danificam o tecido. Apenas 10 unidades por dia dessas frutinhas já são suficientes. Para introduzi-las na sua dieta da celulite, você pode batê-las com sucos ou iogurtes, ou ainda consumi-las in natura.

6- Folhas Verde Escuras

Vegetais de folhas verde escuras, como o espinafre, o brócolis e a couve são fontes de luteína, substância capaz de aumentar a elasticidade e a hidratação da pele. Além disso, a clorofila também melhora a circulação e auxilia a desintoxicar o organismo.

7- Vitamina C

Estudos recentes têm mostrado que a vitamina C é responsável por aumentar os níveis de colágeno, o que ajuda a tornar a pele mais firme, reduzindo a pele casca de laranja. A Vitamina C pode ser encontrada na laranja, na acerola, no limão, no abacaxi e na tangerina. Além disso, o aumento na ingestão de Vitamina C também contribui para a melhora na circulação sanguínea.

8- Frutas

Não só nas dietas para celulite, mas em qualquer dieta, as frutas são boas fontes de carboidrato e fibras, além de vitaminas e minerais. Para combater o problema, aposte em frutas que têm grande quantidade de líquidos e baixas calorias como o melão, a melancia e o abacaxi, elas irão evitar a retenção de líquidos e o acúmulo de toxinas na pele. Outra indicação é o consumo de banana e mamão papaia, que são ricos em potássio, capaz de melhorar a drenagem linfática natural do organismo.

E você, quais alimentos indica? Possui alguma receita especial que utilize algum desses ingredientes?

Comments

comments

Ajude a divulgar meu blog
Basta compartilhá-lo, não custa nada!
E eu agradeço demais !